É de Foucault o termo Técnicas de Si,
que nos inspirou o eixo desse blog: O Cuidar de Si.
Seria o terceiro eixo de suas pesquisas, arqueologia, genealogia, do seu pensar vigoroso.
O primeiro eixo é o Saber.
O segundo é o Poder, as relações entre Saber-Poder.
No seu projeto, que ficou imcompleto, de escrever uma história da sexualidade no ocidente, depois da introdução:"A vontade de Saber", segundo Deleuze que escreveu
sôbre Foucault, esse entra numa crise em diversos sentidos, vital, de penssamento,
como se ficasse sem saída no movimento do seu própio pensamento.
É quando ele descobre a "DOBRA", nas palavras de Deleuze, o modo como a FORÇA SE DOBRA
SÔBRE SI MESMA, o que possibilita pensar a constituição da Subjetividade.
Esse seria o terceiro eixo do seu pensamento: Uma Hermenêutica das Subjetividades.
Seu último livro leva o o nome de "Cuidado de Si".
Foucault vai pensar a filosofia grega sob a ótica do Cuidado, da prática,do ocupar-se de Si mesmo, que implica também ocupar-se da coisa pública, uma arte de governar.
Mas como governar a cidade, sem a desenvolver a capacidade de governar a si mesmo, a casa, os negócios, a relação com os outros?
Para os gregos a ética é uma estética da existência, uma estilística da existência,
fazer da vida uma obra de arte, uma escultura de Si.
O Cuidado de Si é o eixo das escolas gregas: estóicos,epicuristas, cínicos, pitagóricos, platônicos, etc.
Esse entendimento mudou minha compreensão da filosofia grega, já não se trata de um objetivo como o Nirvana entre os budistas, há uma mutiplicidades de possibilidades
que se relacionam com períodos históricos, algumas escolas são alianças de amigos que
se constituem como modos de resistir aos poderes estabelecidos.
É nesse contexto que, entram as Técnicas de Si, modos de lidar com as paixões, os prazeres, as dores da alma, de encontrar a serenidade, a saúde do corpo e da alma,
a liberdade, etc.
que nos inspirou o eixo desse blog: O Cuidar de Si.
Seria o terceiro eixo de suas pesquisas, arqueologia, genealogia, do seu pensar vigoroso.
O primeiro eixo é o Saber.
O segundo é o Poder, as relações entre Saber-Poder.
No seu projeto, que ficou imcompleto, de escrever uma história da sexualidade no ocidente, depois da introdução:"A vontade de Saber", segundo Deleuze que escreveu
sôbre Foucault, esse entra numa crise em diversos sentidos, vital, de penssamento,
como se ficasse sem saída no movimento do seu própio pensamento.
É quando ele descobre a "DOBRA", nas palavras de Deleuze, o modo como a FORÇA SE DOBRA
SÔBRE SI MESMA, o que possibilita pensar a constituição da Subjetividade.
Esse seria o terceiro eixo do seu pensamento: Uma Hermenêutica das Subjetividades.
Seu último livro leva o o nome de "Cuidado de Si".
Foucault vai pensar a filosofia grega sob a ótica do Cuidado, da prática,do ocupar-se de Si mesmo, que implica também ocupar-se da coisa pública, uma arte de governar.
Mas como governar a cidade, sem a desenvolver a capacidade de governar a si mesmo, a casa, os negócios, a relação com os outros?
Para os gregos a ética é uma estética da existência, uma estilística da existência,
fazer da vida uma obra de arte, uma escultura de Si.
O Cuidado de Si é o eixo das escolas gregas: estóicos,epicuristas, cínicos, pitagóricos, platônicos, etc.
Esse entendimento mudou minha compreensão da filosofia grega, já não se trata de um objetivo como o Nirvana entre os budistas, há uma mutiplicidades de possibilidades
que se relacionam com períodos históricos, algumas escolas são alianças de amigos que
se constituem como modos de resistir aos poderes estabelecidos.
É nesse contexto que, entram as Técnicas de Si, modos de lidar com as paixões, os prazeres, as dores da alma, de encontrar a serenidade, a saúde do corpo e da alma,
a liberdade, etc.
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