Pular para o conteúdo principal

Sobre o pragmatismo de John Dewey




John Dewey (1859-1952) é um dos mais notórios representantes, ao lado de Charles S. Peirce e William James, da corrente denominada pragmatismo dentro da Filosofia Contemporânea.
O pragmatismo quer evitar toda a forma de absolutismo, juntamente com as consequências desastrosas decorrentes dessa postura dentro da história da humanidade. Defende-se uma tolerância contraria a todos os “determinismos”, “materialismos” e “idealismos” já defendidos e sistematizados na filosofia.
No Capítulo V de sua obra “A Filosofia em Reconstrução”, Dewey faz uma sóbria análise das concepções do Ideal e do Real dentro da História da Filosofia, criticando a metafísica e a epistemologia, conforme se verá.

NOVAS CONCEPÇÕES DO IDEAL E DO REAL:

Dewey, em suas conjeturas, diz que quanto mais adversa a realidade para o ser humano, maior a tendência deste em fantasiar situações, projetar desejos, enfim, realizar idealizações.
Porém, “tais considerações aplicam-se além da psicologia pessoal, [pois] são verdades terminantes em um dos traços mais marcantes da filosofia clássica: sua concepção de uma Realidade Última, Suprema, essencialmente ideal na natureza” (p. 115).
A realidade sempre foi encarada de uma forma negativa, como imperfeição. Daí surgiram todos os sistemas filosóficos desde Platão e Aristóteles, passando pelos períodos Medieval e Moderno, que nos influenciam profundamente na atualidade.
A concepção que vê na realidade uma imperfeição deu vazão a existência do pensamento que busca a Verdade, a Realidade Última; estas sim dotadas de perfeição e que podem ser atingidas através da contemplação.
Daí o motivo de, até aproximadamente três séculos atrás, ser dominante a mentalidade da “superioridade do conhecimento contemplativo ao prático, o da especulação teórica pura à experimentação e a qualquer outro que dependa de mudanças nas coisas ou que induz mudanças nelas” (p. 119).
A filosofia então era vista como “o conhecimento puro, solitário, e capaz de continuar em completa e auto-suficiente independência” (p. 120).
Ocorre que, com o alvorecer da Ciência, nasce uma nova concepção de Razão e Experiência, em que a sensação deixa de ser passiva para dar lugar a uma interação ORGANISMO X MEIO. O trabalho, que antes era visto como uma atividade destituída de qualquer nobreza, passa a ser valorizado.
É bom aqui abrir um parêntese para criticar a interpretação que muitos intelectuais fazem dessa ruptura que foi a passagem da contemplação à interação. Dizem alguns pensadores que esse fato ocorreu devido à ascensão da burguesia que, por sua vez, universalizou seus valores, entre os quais o trabalho, para o exercício da dominação. Essa interpretação é um “lugar-comum” que o pragmatismo, de uma forma interessante, buscou superar. “O que há algum tempo era tido como milagre, hoje é feito com o vapor, com o carvão, com a eletricidade e o ar, com o corpo humano. Contudo são poucas as pessoas otimistas, a ponto de proclamarem que temos conseguido semelhante domínio das forças que controlam o bem estar (...) do homem” (p. 132).
As transformações decorrentes da técno-ciência têm demonstrado que o mundo pode, enfim, ser transformado em um “lar”, sendo esse um ideal (dentro dessa nova concepção) encarado como uma alavanca para aquilo que nossos desejos planejam, modificando o mundo real. O conhecimento deixa de se preocupar com essências, causas, etc; que na verdade não resolvem nossos problemas. “O conhecimento deixa de ser contemplativo para se tornar prático” (p. 125). A experimentação científica é o melhor exemplo disso.
Dewey afirma que “o mais importante papel no filosofar histórico [são] as concepções do ideal e do real” (p. 130). No pragmatismo “o real deixa de ser alguma coisa com existência antecipada e final para tornar-se aquilo que tem de ser aceito como material de mudança” (p. 130), o mesmo ocorrendo com o ideal e o racional. Tais concepções “passam a representar possibilidades inteligentemente engendradas do mundo real que poderão ser usadas como métodos para modificar e aperfeiçoar este mesmo mundo” (p. 130).
A filosofia passa a ter uma função ativa, ou seja, “a de racionalizar as possibilidades da experiência, especialmente as da coletividade humana” (p. 130). Quanto a epistemologia e a metafísica, são infrutíferas, inúteis, pois nada acrescentam à vida prática ou contribuem para o bem-estar moral e social do homem.
Para Dewey, há um conflito entre as posturas contemplativa e prática. A relação entre ideal e real nunca esteve tão distante e essa relação é “o mais sério de todos os [problemas] da humanidade” (p.135). Se, por um lado, a tecnologia nos trouxe muitas benesses, por outro, a visão excessivamente prática do mundo nos afastou de preocupações extremamente pertinentes, como, por exemplo, as questões ambientais, social, política. O que Dewey propõe é uma “reconciliação entre as ciências práticas e a apreciação estética contemplativa” (p. 134).

CONCLUSÃO:

Apesar da problematização apresentada por Dewey possuir uma grande atualidade e importância, é demasiadamente difícil a sua assimilação e discussão em nosso País. A nossa tradição filosófica, que é profundamente marcada pelo positivismo (especialmente de Comte), pelo tomismo e pelo marxismo, é arredia a essas idéias e muito raramente encontramos interlocutores com maleabilidade suficiente para o debate e o estudo aprofundado do assunto, em que a tarefa da filosofia é vista como uma espécie de reconstrução.

BIBLIOGRAFIA:

DEWEY, John. A filosofia em reconstrução. Companhia Editora Nacional, 1958.

José Renato Gaziero Cella (1994)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Swami Deva Prashanto

Prashantinho, Prata da casa de Osho, hoje perto dos 80 anos, Costumava dizer que tinha mesma idade do seu Mestre! Nunca lhe vi vacilar como díscipulo Desde que Rajneesh no final dos anos 70 botou seu dedo na sua testa Levanta o dedo E conta: "Porra, a mente Parou!" Aron Abend, Judeu carioca, tornou-se Sw.Deva Prashanto, até os dias de hoje. É um dos mais fiéis díscipulos de Osho que já vi! Em 81, fiz meu primeiro Workshop, com a turma do Rajneesh, "Retornando á Fonte"! Diz ele que pirei no grupo: Aqueles abraços, olho no olho, medições dinâmica, Kundalini, Giberish, bioenergética, Rebirth, as mulheres me tocando em todo corpo, gritava, pulava, chorava de Alegria e ele não sabia que fazer com esse novo maluco-beleza, me botou, no meio do grupo diante de uma foto de Rajneesh! Retornei á Fonte! Lágrimas nos olhos, agora, que estou lembrando disso... Profunda Gratidão, Prashantinho, você foi a porta do Mestre!

O mito do cuidado (Fábula de Higino)

"Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco de barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter. Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado. Quando, porém Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome. Enquanto Júpiter e o Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da terra. Originou-se então uma discussão generalizada. De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa: "Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura. Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer. Mas como você, Cuidado, foi quem

Estéticas de la existencia

Espacio TAO Invita a un encuentro de Carnaval 1 al 8 de marzo Estéticas de la existencia Construyendo estilos de vida liberadores una GENEALOGÍA DE LA CULTURA MODERNA Hagamos de la vida una obra de arte ¿EN QUÉ MUNDO QUEREMOS VIVIR? ¿QUÉ MUNDO QUEREMOS CONSTRUIR JUNTOS? En este encuentro de 8 días, en un entorno natural único, en los hermosos cerros de Aiguá, personas, familias, amigos, niños, adolescentes, adultos montan campamentos nómades y conversan acerca de sus modos, hábitos, estilos de vivir en el trabajo, en las viviendas, alimentación, cuidado con los hijos, relación de parejas, sexo, amor y juego, grupo familiar, amistades, deseos, conflictos, sufrimientos, vida urbana y tribalista, medicinas, terapias, educación, espiritualidad, valores humanos, tecnologías insustentables y sustentables! EJES TEMÁTICOS Y ENLACES TEÓRICO-PRÁTICOS Vivir es conocer y conocer es hacer Matriz biológica y cultural de la existencia humana - Biología del amor