Nietzsche:
"Por todos os lados se faz sentir uma personalidade raquitíca,
apagada, que nega a si mesma!"
"Há uma enorme diferença
em que um pensador veja seus problemas,
seu destino, seu tormento e impessoal".
e seu êxtase,
ou pelo contrário lhes aborde
de uma forma fria".
"O desinteresse que proclamam
como mérito não tem valor algum.
Todos os grandes problemas exigem grande amor".
"Essa apatia técnica dos cientistas,
essa falta de paixão pessoal,
é perigosa.
É horrível sua forma de colocar no trono
a seriedade e difundir o prejuízo
de que o riso e a alegria são um sinal
de que não pensam com rigor
senão as tontas e de modo louco..."
Deleuze acredita que a verdade não deve ser considerada
a meta do conhecimento.
O VALOR SUPREMO É A VIDA.
Portanto, o pensador esta chamado a converter´se num aliado da Vida,
a atuar como um artista que inventa novos valores para uma vida nobre,
elevada, ativa.O trabalho da filosofia consiste em denunciar a baixeza
do pensamento sob todas suas formas;
promover a existência de seres livres,
que não confundam os fins da cultura
com os do Estado, o sistema, a religião.
"Por todos os lados se faz sentir uma personalidade raquitíca,
apagada, que nega a si mesma!"
"Há uma enorme diferença
em que um pensador veja seus problemas,
seu destino, seu tormento e impessoal".
e seu êxtase,
ou pelo contrário lhes aborde
de uma forma fria".
"O desinteresse que proclamam
como mérito não tem valor algum.
Todos os grandes problemas exigem grande amor".
"Essa apatia técnica dos cientistas,
essa falta de paixão pessoal,
é perigosa.
É horrível sua forma de colocar no trono
a seriedade e difundir o prejuízo
de que o riso e a alegria são um sinal
de que não pensam com rigor
senão as tontas e de modo louco..."
Deleuze acredita que a verdade não deve ser considerada
a meta do conhecimento.
O VALOR SUPREMO É A VIDA.
Portanto, o pensador esta chamado a converter´se num aliado da Vida,
a atuar como um artista que inventa novos valores para uma vida nobre,
elevada, ativa.O trabalho da filosofia consiste em denunciar a baixeza
do pensamento sob todas suas formas;
promover a existência de seres livres,
que não confundam os fins da cultura
com os do Estado, o sistema, a religião.
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