Pular para o conteúdo principal

Chave de Leitura para o pensamento de Jean-Paul Sartre




Texto escrito no final do século XX

Estamos vivendo o crepúsculo do século que foi o mais sangrento de toda a história da humanidade. As filosofias adotadas por líderes e movimentos, ao enquadrarem a concepção de mundo a seus limites, propiciou a formação de mecanismos excludentes de povos inteiros que, em face do poderoso aparato bélico trazido pela tecnologia, passaram a ser sistematicamente exterminados.

Com efeito, as três últimas gerações brotadas na terra, dentre as quais nos incluímos, foram capazes de aniquilar nações inteiras, com dados assombrosos que relatam o assassínio de cerca de 40.000.000 de pessoas neste século.

Tais seres não foram mortos porque ofereciam perigo de vida ou por disputarem territórios, o que do ponto de vista político tornaria até justificável a batalha. Não, pessoas passaram a ser exterminadas pelo simples fato de professarem determinado credo religioso, ou por manifestarem determinadas preferências ideológicas, ou por pertencerem a determinada etnia ou raça, enfim, por não se conformarem aos estreitos limites das concepções de mundo dos líderes que exerceram e exercem o poder.

Uma das grandes responsáveis por tudo isso foi a filosofia de Platão — em especial o livro VII da República — que, em seu tom messiânico, dizia que ao líder caberia trazer a humanidade, que vive nas sombras, à luz. Isso permitiu a expansão do Império Romano que, por meio do cristianismo “platônico”, infestou o mundo, permitindo que nosso século gerasse o nazismo, o comunismo, o fascismo, a expansão da “guerra-santa” do islã, enfim, de todos os regimes totalitários que pretenderam e pretendem se impor pela negação de outras ideias que teoricamente estariam no mundo das sombras a que se referia Platão havia quatro séculos antes de Cristo (absolutiza-se a parte e a toma como se fosse o todo).

Mas quem disse que o ser humano vive na sombra e por isso deve ser libertado por alguma criatura que se julga iluminada?

O grande trabalho de nossos líderes, para se manterem no poder e em situação de privilégio, é nos convencer de que somos débeis e por isso devemos ser salvos (por eles).

A partir do momento em que um “fanático” convence pessoas de que elas possuem uma “mácula” inata, imediatamente surgirá a necessidade de salvação, cuja fórmula invariavelmente será distribuída por aquele “fanático”, que terá o monopólio da salvação daquele mal artificialmente construído.

Tais “fanáticos”, quando alçados ao poder por seus seguidores, tendem a exterminar todos aqueles que não se sujeitam às suas doutrinas, ou seja, aqueles críticos profundos que não aceitam a ideia primeira de mácula inata. É claro que são toleradas críticas internas ao sistema, ou seja, teorias que, sem questionar seus alicerces, interpretam desta ou de outra forma aquele mundo limitado.

Daí a explicação de ser possível a convivência de várias seitas cristãs, vários partidos comunistas de orientação distinta, diversas seitas islâmicas. O fato é que esses pensamentos não questionam as bases dos respectivos sistemas, limitando-se a interpretá-los de modo a restar intactos seus alicerces.

O problema não é a existência de “fanáticos” — loucos temos aos milhares — mas sim a possibilidade de haver pessoas que passem a crer nas idéias absurdas daqueles loucos. Hitler não foi o problema, mas sim a nação alemã que se sujeitou ao seu pensamento.

Por que tendemos a acreditar que precisamos ser salvos?. Por que toda uma civilização — a ocidental — foi convencida de que uma maçã ingerida por um casal foi causa de todo o mal e por isso, ao nascer, todos estão manchados por um “pecado original”? A população, quando convencida de sua mácula original — artificialmente forjada — sente uma necessidade de ser salva, além de encontrar uma forma pueril de justificar a existência do mal no mundo. E o caminho da salvação a ser trilhado será dado por aquela casta de doentes que inventaram a existência do pecado. Essa classe — a sacerdotal — será sustentada pelos “pobres diabos” que anseiam pela salvação.

Essas castas “iluminadas”, como dignas representantes e mediadoras da salvação, têm seu futuro assegurado às custas daqueles que acreditam nas suas teorizações. Não é surpresa que nossos bispos estejam sempre de faces rosadas e esbanjando proteínas, os feiticeiros em comunidades primitivas sempre estejam em posição de destaque, da mesma forma que nossos Stalins, Hitleres, Francos, Mao-Tse-Tungs, Komehinis, grandes timoneiros que formam o “clero” de nossos tempos.

Assim, após convencer o povo de que há uma mácula inata e que, em decorrência disso, surge a necessidade de salvação, aqueles que desejam se manter em posição de destaque e com privilégios, devem também convencer aquele povo de que possuem a chave exclusiva para a salvação, sem a qual ninguém poderá ser feliz.

Os líderes leigos (comunistas, fascistas, liberais, nazistas) prometem o paraíso na terra e os religiosos o paraíso no céu. Todos uns escroques sórdidos, inescrupulosos e repugnantes.

Como alguém pôde manter a crença de uma civilização inteira, por quase dois mil anos, de que um imbecil e fanático proveniente do deserto da Galiléia nasceu e morreu na cruz para nos salvar? Quem precisa de salvação? Por que uma criança recém nascida, linda, carrega consigo a mancha de um pecado original? A crença nessas superstições tem ajudado a perpetuar privilégios de facínoras que, como dito, neste século já mataram milhões; sem falar na possibilidade que esses sacripantas têm de destruir o mundo em apenas alguns segundos.

O que levou Platão a formular seu pensamento foi a necessidade de encontrar uma explicação racional que desse sentido à existência, pois a sociedade grega — em função de peculiaridades históricas que não interessam aqui — não aceitava mais as explicações trazidas por seus mitos.

Porém, pelas razões expostas acima, Nietzsche afirmou que “foi pior o remédio do que o mal”, ou seja, o pensamento platônico, ao pretender explicar o sentido da vida (tentativa também frustrada em todos os grandes sistemas filosóficos e/ou teológicos, os quais têm sua raiz no pensamento platônico), em vez de desvelar a liberdade inerente ao homem, acabou por acorrentá-lo.

É evidente que há pensadores que no decorrer dos séculos, embora muitas vezes incompreendidos e até mesmo perseguidos, têm conseguido romper com o presídio platônico.

Embora haja grandes expoentes na antiguidade, cumpre tratar dos modernos. Maquiavel foi o primeiro pensador a separar a política da moral, a qual invariantemente continha fundamentos metafísicos. Assim, o poder deixou de ser legitimado em deuses ou tradições (ver a obra “Economia e Sociedade” de Max Weber) e passou a ser entendido de forma racional, cujo exercício decorre apenas e tão-somente da vontade livre dos homens, condutores de seu próprio destino.

Isso foi possível graças à ciência que, tendo começado a destruir vários dogmas religiosos (a terra como centro do universo, etc.), permitiu que o homem saísse de sua posição contemplativa e ousasse modificar o mundo (antes criação divina), o que veio a culminar no antropocentrismo renascentista.

É claro que isso não fez desaparecer o pensamento messiânico de contornos platônicos, pois o que houve foi apenas o deslocamento do poder das mãos da Igreja para as mãos leigas. Os líderes leigos continuaram a se considerar salvadores, sobretudo com o auxílio da ciência que trouxe o sentimento otimista de se controlar o mundo, um dos fatores maléficos que levou às consequências desastrosas de nosso século.

O fato é que a ciência, embora muita criticada quando vista como salvadora, só veio a ser posta em seu devido lugar quando da explosão das duas bombas atômicas no Japão, momento em que se percebeu que, em vez de representar o bem em si, a ciência pode ser também a nossa própria algoz.

Somadas à recente crise da ciência, interessante mencionar também as crises do antropocentrismo e da teologia moral, sendo que ambas se deram no final do século passado e início desse.

O Homem, sendo visto como ser especial — imagem e semelhança de Deus — e que, em face de sua racionalidade que o distinguia de todos os outros seres, assumiu um papel de “Senhor do Mundo” no renascimento, a partir do pensamento de Charles Darwin foi reduzido a um mero ser que, como todos os outros, é fruto da evolução decorrente da luta pela sobrevivência.

A razão passa a ser vista como um mero instrumento de auxílio na seleção evolutiva e não mais como aquele nobre instrumento que distinguia o homem — superior — dos demais seres. Essa retirada do Homem como centro do Universo se tornou ainda mais crítica quando se descobriu que o nosso sistema solar ocupa uma mínima parte de nossa Galáxia e que essa, por sua vez, não é a única.

Portanto o Homem, além de deixar de ser visto como uma criatura especial, foi despejado da posição de centro do universo e assumiu a mísera posição de um ser finito e contingente frente à imensidão do Cosmos.

Tanto o homem quanto a terra e o sistema solar são contingentes, sendo que o fato de existirem ou não em nada modificaria a máquina do Universo. O homem deixa de ser o centro e passa a ser um detalhe (um “inseto”), fato esse que mexeu na sua auto-estima e possibilitou o pessimismo próprio dos filósofos contemporâneos. Nietzsche fala do “espírito infeliz”, Schopenhauer na ausência de sentido em tudo, Heiddeger compara o ser ao nada, etc. Esse sentimento também se espalha no mundo das artes, bastando ver a literatura do final do século passado e início desse.

Como se não bastasse a presença de Darwin, a psicanálise criada pelo médico austríaco Sigmund Freud ampliou o mesmo efeito apocalíptico para a auto-estima do Homem. Se com Darwin o homem foi reduzido a um “nada” do ponto de vista espacial e morfológico, com Freud o homem foi reduzido a um vazio espiritual e moral.

A personalidade é forjada na infância e nossas ações são determinadas por impulsos e desejos que podem ou não ser reprimidos, o que depende, entre outras coisas, de traumas vivenciados no passado (id, ego e super-ego). Ademais, no intelecto humano há ainda a esfera inexplorada do inconsciente, âmbito esse inatingível pelas escolhas humanas; ao contrário, talvez seja o inconsciente que determine aquelas “escolhas”.

Além dos dois grandes pensadores acima, Marx e Nietzsche, cada qual a seu modo, concluem que Deus está morto. E, para piorar ainda mais a situação, a filosofia da linguagem sepultou de vez a metafísica e qualquer possibilidade de apreensão racional do transcendente e, portanto, de Deus. Assim, o Homem, já convalescido em sua auto-estima, perde a última possibilidade de encontrar fora de si um sentido à sua existência.

É nesse contexto que deve ser lido o texto “O Existencialismo é um Humanismo”, de Jean-Paul Sartre.

Para esse pensamento, antes de se tentar buscar um sentido para a vida ou qual a sua essência, deve-se levar em conta o fato de se existir: “A EXISTÊNCIA PRECEDE A ESSÊNCIA”.

Em sendo assim, não é porque a vida é contingente ou porque Deus não existe que as pessoas devam se tornar inteiramente irresponsáveis e amorais.

O escritor russo Dostoiévski, em sua obra “Os Irmãos Karamazovi”, afirmou que “se Deus não existe tudo é permitido”. Tanto para Freud quanto para Sartre isso é uma infantilidade.

Quer dizer que só se age com responsabilidade e a partir de regras morais porque, em caso contrário, receber-se-ia castigo de Deus? Quer dizer que nossa responsabilidade está lastreada na existência de algo externo a nós e não em nossas próprias convicções?

Freud diz que Deus é uma necessidade infantil, uma muleta que dá explicação às crianças da origem do homem e que, por outro lado, disciplina as suas condutas pelo medo do castigo.

O adulto, na plenitude de suas faculdades mentais, deveria abandonar essa muleta (como se abandona a chupeta) e se conduzir com suas próprias pernas. Se minha conduta se orienta dessa ou daquela forma é porque entendo que isso seja o melhor e jamais porque temo a Deus.

Nesse sentido Sartre traz a sua noção de liberdade, em que no mundo “o homem está condenando a ser livre”, pois, despido de qualquer fator externo, ele é o único condutor do seu destino.

Se há mal no mundo, a responsabilidade é única e exclusivamente do próprio homem. Transferir essa responsabilidade para um “pecado original”, por exemplo, é um subterfúgio obscurantista que só serviu como justificativa das práticas de dominação mais funestas.

Portanto, fugindo do relativismo moral de Dostoiévski — pensamento esse dominante da pós-modernidade e cuja origem está aqui toscamente desvelada — deve ser ressaltada a liberdade do ser humano, a qual resulta na sua responsabilidade de conduzir o seu próprio destino, sempre com o “espírito infeliz” de estarmos sós no mundo. Somos nós que damos razão à nossa existência, posto que não há sentido pré-determinado.

Da ausência de um fundamento para a nossa existência, ou pelo menos da busca de uma essência ou de uma razão de ser das coisas (não nos preocupemos com a essência pois antes de tudo existimos, dizem os filósofos existencialistas), decorre a angústia própria do homem do final desse século, cujo resultado pode levar a um questionamento profundo com relação à manutenção de nossa própria vida, pois, além de nossos semelhantes, não podemos contar com mais ninguém, dado que estamos solitários e desamparados (ausência de Deus) nesse imenso Universo.

Com relação ao problema do suicídio (já tratado à exaustão por psicólogos, sociólogos, filósofos, etc.) quando praticado em decorrência do “vazio” (sem sentido) da existência, interessante mencionar a aridez narrativa da poesia de João Cabral de Melo Neto, em especial no momento em que o retirante Severino questiona a um carpinteiro se o melhor a fazer não é o suicídio (Morte e Vida Severina):

— Seu José, mestre carpina,

que diferença faria

se em vez de continuar

tomasse a melhor saída:

a de saltar, numa noite,

fora da ponte e da vida?

Nesse momento da narrativa a mulher do carpinteiro anuncia a ele o nascimento de seu filho, ocasião em que se iniciam alguns festejos e após o que, chamando Severino a um canto, Seu José busca uma resposta àquela pergunta:

— Severino, retirante,

deixe agora que lhe diga:

eu não sei bem a resposta

da pergunta que fazia,

se não vale mais saltar

fora da ponte e da vida;

nem conheço essa resposta

se quer mesmo que lhe diga.

É difícil defender,

só com palavras, a vida,

ainda mais quando ela é

esta que vê, severina;

mas se responder não pude

à pergunta que fazia,

ela, a vida, a respondeu

com sua presença viva.

E não há melhor resposta

que o espetáculo da vida:

vê-la desfiar seu fio,

que também se chama vida,

ver a fábrica que ela mesma,

teimosamente, se fabrica,

vê-la brotar como há pouco

em nova vida explodida;

mesmo quando é assim pequena

a explosão, como a ocorrida;

mesmo quando é uma explosão

como a de há pouco, franzina;

mesmo quando é a explosão

de uma vida severina.

Essas algumas observações que servem como “chave de leitura” para a compreensão do texto “O Existencialismo é um Humanismo”, cujo teor é imprescindível para entendermos o que se passa no final desse século e para pensarmos no que pretendemos no futuro.

Outubro de 1998

José Renato Gaziero Cella

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Swami Deva Prashanto

Prashantinho, Prata da casa de Osho, hoje perto dos 80 anos, Costumava dizer que tinha mesma idade do seu Mestre! Nunca lhe vi vacilar como díscipulo Desde que Rajneesh no final dos anos 70 botou seu dedo na sua testa Levanta o dedo E conta: "Porra, a mente Parou!" Aron Abend, Judeu carioca, tornou-se Sw.Deva Prashanto, até os dias de hoje. É um dos mais fiéis díscipulos de Osho que já vi! Em 81, fiz meu primeiro Workshop, com a turma do Rajneesh, "Retornando á Fonte"! Diz ele que pirei no grupo: Aqueles abraços, olho no olho, medições dinâmica, Kundalini, Giberish, bioenergética, Rebirth, as mulheres me tocando em todo corpo, gritava, pulava, chorava de Alegria e ele não sabia que fazer com esse novo maluco-beleza, me botou, no meio do grupo diante de uma foto de Rajneesh! Retornei á Fonte! Lágrimas nos olhos, agora, que estou lembrando disso... Profunda Gratidão, Prashantinho, você foi a porta do Mestre!

O mito do cuidado (Fábula de Higino)

"Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco de barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter. Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado. Quando, porém Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome. Enquanto Júpiter e o Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da terra. Originou-se então uma discussão generalizada. De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa: "Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura. Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer. Mas como você, Cuidado, foi quem

Estéticas de la existencia

Espacio TAO Invita a un encuentro de Carnaval 1 al 8 de marzo Estéticas de la existencia Construyendo estilos de vida liberadores una GENEALOGÍA DE LA CULTURA MODERNA Hagamos de la vida una obra de arte ¿EN QUÉ MUNDO QUEREMOS VIVIR? ¿QUÉ MUNDO QUEREMOS CONSTRUIR JUNTOS? En este encuentro de 8 días, en un entorno natural único, en los hermosos cerros de Aiguá, personas, familias, amigos, niños, adolescentes, adultos montan campamentos nómades y conversan acerca de sus modos, hábitos, estilos de vivir en el trabajo, en las viviendas, alimentación, cuidado con los hijos, relación de parejas, sexo, amor y juego, grupo familiar, amistades, deseos, conflictos, sufrimientos, vida urbana y tribalista, medicinas, terapias, educación, espiritualidad, valores humanos, tecnologías insustentables y sustentables! EJES TEMÁTICOS Y ENLACES TEÓRICO-PRÁTICOS Vivir es conocer y conocer es hacer Matriz biológica y cultural de la existencia humana - Biología del amor