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Ética e estética da existência em Epicuro

Epicuro, sec. III a. C., filósofo grego, é um belo representante
da ética antiga e um exemplar ainda nos dias de hoje.
Se diz que sua ética fundada na liberdade, fez o jovem Marx
dar pulinhos de alegria, lhe impressionou e influenciou na
sua concepção de desalienação.
A importância de Epicuro para nós, esta na constituição de
uma ética fundada nos própios recursos humanos e na afirmação
de que podemos ser felizes, serenos, experimentar os prazeres
da vida, mesmo em época de adversidades políticas, sociais, econômicas.
No tempo de Epicuro, a Grécia tinha perdido sua liberdade política, fazia
parte do império macedônico, que se estendia até a Ásia.
As leis emanam de cima, dos imperadores Felipe e Alexandre.
Mesmo assim, para Epicuro, a um universo interior a ser trabalhado;
O ser humano nasceu para a felicidade, para o prazer, esse bem lhe esta
destinado.
A naú a ser pilotada é o universo interior.
Epicuro propõe todo um programa de auto-adiministração,
de afastar as crendices, a ignorância, os preconceitos, as formulações preconcebidas.
O sofrimento é uma contingência,
a virtude esta na auto-afirmação,
a ética é testada em situações extremas, na doença, na morte, na falta de liberdade política.
Uma ética de AUTO-GESTÃO,
desvio da fatalidade política, da pobreza, da doença que ele dá testemunho com seu exemplo.
Para Epicuro, o univerrso político é um campo de conflitos, de forças em oposições e não se
pode pretender que a dimensão do político esteja á serviço da dimensão interior.
No Jardim, num esforço de grupo, numa fraternidade, no espaço relacional da amizade,
acontece ás conversações, ou por cartas e textos, se confecciona uma estética da existência
baseada na liberdade...no cuidado, esse ocupar-se de si mesmo, baseado na reflexão e nas
técnicas de Si...
A amizade, é fundadora do projeto da filosofia, philia, o que une os indivíduos na busca do
conhecimento, da boa vida, do viver bem.
A ética de Epicuro se apoia na razão, na amizade, e o jardim é esse lugar onde acontece as conversações, onde os indivíduos se afastam da pólis turbulenta e desenvolvem numa conspiração mútua uma 'ciência iluminante' ou 'ciência libertadora'.
Para Epicuro, o prazer sereno esta aberto a qualquer pessoa, homem, mulher, de qualquer raça, classe social, nível cultural...daí a importância da estilística de Epicuro nos dias de hoje, como exemplo.
Para Epicuro, o ser humano é capaz de recusar a ordem instituída e caminhar em busca da sua felicidade e do seu bem.
A ética necessita ser flexível, o ser humano pode se posicionar, escolher, tem a possibilidade de desviar-se de uma fatalidade. Essa é sua liberdade, de estabelecer seu itinerário, sua rota, sua
meta, tomar o leme da sua naú.
O ser humano não é passivo diante das forças da existência, o que abre uma brecha para seus projetos existenciais.
Um tema fundamental em Epicuro é de o homem pode e deve adiministrar seus DESEJOS,
que podem ser impostos de 'fora', introjetados do mundo e que não lhe são própios, necessários,
adquiridos pelas imitações num mecanismo de massa.
Epicuro sofria de cálculos de bexiga ou renais, e tentar mostrar, utilizando de uma tecnologia
do cuidado de Si, como usar a imaginação para lidar com a dor, sendo autores e diretores do nosso imaginário, montar um filme, escolher uma imagem ou imagens...o homem não é um reflexo das suas circunstâncias...ele pode escolher...
Não a ética sem liberdade...
A liberdade é uma condição fundadora da ética e da estética da existência!




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