Pular para o conteúdo principal

Deus morreu?

Comentários

O conferencista não dá fonte segura quanto a sua interpretação e muito do que se atribui a Nietzsche, inclusive para responder de modo a satisfazer as necessidades de catarse do "padre" que fez a indagação, é bastante improvável, especialmente no que se refere a ideia de Deus e a suposta vinculação da ideia de Absoluto ao pensamento do filósofo.

Muitos dos defensores da possibilidade de conciliação entre a ciência e a religião, como parece ser o caso do debate em que se insere o vídeo, amiúde se remetem a ditos de Nietzsche e outros filósofos e cientistas (Einstein é smpre um exemplo recorrente nesses recursos ao "argumento de autoridade")colhidos aqui e ali de forma descontextualizada a fim de “provar” a tese; porém uma análise mais profunda faz cair por terra as afirmações.

Postagens mais visitadas deste blog

A jóia preciosa (tradicao sufi)

Num longínquo Reino de perfeição, um rei poderoso e justo tinha uma esposa e duas crianças maravilhosas, um filho e uma filha. E todos viviam em grande felicidade.Um dia o pai chamou os filhos para junto de si e lhes disse: Chegou para vocês, como chega para todos, o momento em que deverão partir em direção a um outro mundo, a uma distância infinita. Lá vocês irão procurar uma jóia preciosa e, assim que a encontrarem, voltarão trazendo-a com vocês. Cercados de grande segredo, os viajantes foram levados a uma nova e estranha terra, onde quase todos os habitantes viviam na obscuridade e na noite de seu sono. O choque foi tão grande que o irmão e a irmã se separaram, perderam progressivamente o contato entre eles, e logo esqueceram tudo sobre a sua origem. Como os demais habitantes daquele país, eles iam de um lado para outro,dormindo profundamente. De tempos em tempos, sonolentos, viam sombras, miragens distantes, do país de onde tinham vindo, ou então sonhavam com uma jóia. Mas, na cond...