A religião dos povos primordiais(fica melhor que 'primitivos') não são teístas,
quer dizer, não giram em torno da adoração dos deuses. Para eles, o conceito de
Deus ou de deuses tem um significado não muito relevante. Em alguns povos
primordiais, existe uma idéia de um 'Deus' criador, mas esse sempre é uma figura
remota e distante, cuja única função é explicar a criação do mundo.
Mircea Eliade, um dos maiores estudiosos das religiões comparadas, escreve:
"Igual que muitos outros supremos seres celestiais dos povos"primitivos",
os deuses superiores de grupos étnicos africanos recebem a consideração de
criadores, onipotentes, benevolentes, etc. Entratanto, desempenham um papel
bem insignificante na vida religiosa porque, estão demasiado distantes ou são
demasiado bons para para ter necessidade de algum culto. Em qualquer caso,
são invocados em moomentos de grandes crises".
Steve Taylor, contando com inumeráveis estudos antropológicos:
"As religiões dos povos primordiais são muito parecidas entre si,
até o ponto em que é possível, utilizar o termo geral de "religião primitiva"
para englobar a todas. "A religião primordial" tem 2 aspectos:
o mundo e tudo que o contém-está impregnado de uma FORÇA que o anima.
É importante destacar que este espírito-força não é Deus no sentido que nos
costumamos entender. Os primeiros antropólogos utilizavam expressões
como "poder da vida", "alma essencial" ou potência, ou "princípio vital".
J. H. Holmes, antropólogo, escreve sôbre os nativos da Nova Guinea:
"Imunu-o alma-esta associado com tudo. Não há nada que esteja separado
dele...Nada animado ou inanimado poderia existir fora dele.
É a alma de todas as coisas...Ainda que inatingível, pode manifestar sua
presença igual que o AR e o VENTO..."
AR E VENTO EM DIVERSAS LÍNGUAS SE REFERE AO ESPIRÍTO,
como demonstra J. A. Gaiarsa, no seu belissímo livro de 1960:
"RESPIRAÇÃO E ANGÚSTIA", para mim o mais genial livro de psicoterapia
que já li até hoje.
Esse é o mesmo Deus de W. Reich ,Spinoza, Giordano Bruno(o que foi para a fogueira).
Continua Steve Taylor:
"o segundo aspecto da religião primordial é o conceito de 'espíritos'(plural).
No geral, existem 2 classes de espíritos: dos mortos e os espíritos naturais
que sempre tem sido espíritos e que habitam todos os lugares. Cada objeto
e cada fenomeno esta vinculado a um espírito concreto".
Esta é a concepção da religião africana, ainda hoje: "não existe nenhum lugar
objeto ou criatura que não possua seu própio espírito ou que não esteja habitado
por um espiríto".
D. H. Lawrence, que trabalhou como antrópologo, no México, década de 20, escreve:
"A velha religião dos indígenas do Novo México, é uma religião vasta e pura, carente
de ídolos ou representações, nem imaginárias. É A RELIGIÃO MAIS ANTIGA, UMA
RELIGIÃO CÓSMICA QUE É IGUAL PARA TODAS AS PESSOAS E QUE NÃO ESTA
FRAGMENTADA EM DEUSES, SALVADORES E NEM SISTEMAS. É A RELIGIÃO
QUE PRECEDE AO CONCEITO DE DEUS(E DEUSA) E QUE É, PORTANTO, MAIS
GRANDE E PROFUNDA QUE QUALQUER RELIGIÃO TEÍSTA".
D. H. Lawrence, um dos autores queridos de Deleuze, e muito semelhante a Reich.
David Boadella, reichiano nato, no seu primeiro livro, relacionava Lawrence e Reich.
Sôbre o mito da Deusa, que algumas feministas, acreditam ser a a religião primordial,
escreve Anne Baring e Jules Cashford:
"Onde quer que encontremos a Deusa Mãe, sempre é uma imagem inspiradora que evoca uma percepção do universo como um todo orgânico, vivo e sagrado...tudo se acha entretecido numa rêde cósmica na que todas as ordens da vida manifesta e não manifesta estão relacionadas, desde
que compartilham A SANTA FONTE ORIGINAL".
A idéia de uma religião prehistórica da Deusa, é muito parecida a crença errada de que
algumas sociedades prehistóricas foram matriarcais, dai DeMeo, chama de matrista e Maturana
Matriztica , para diferenciar da matriarcal.
Riane Eisler assinala que o mero fato de que algumas sociedades prehistóricas não fossem
patriarcais, não significa que fossem matriarcais. Em realidade, nenhuma ideologia de dominação
estava presente e nenhum sexo oprimia ao outro.
Opinião compartilhada por Maturana, DeMeo, Taylor, etc.
Taylor:
"Há 6.000 anos, os povos que desenvolveram a guerra, a estratificação social e o patriarcado-
os indoeuropeus, semitas, egípcios, súmerios e outros-são também que desenvolveram as religiões teístas. Em principio, as religiões eram politeístas. Existiam centenas de deuses que presidiam cada aspecto da vida-deuses do amor, da agricultura, das viagens, etc-assim como deuses locais que protegiam familias, cidades, montanhas, rios, etc.
A principio, alguns traços da velha religião dos espiritos se misturavam com a nova religião dos deuses. Pode ser que as primeiras Deusas podem haver constituido uma etapa de transição
entre os espíritos e os deuses masculinos, desde que a mente feminina esta mais vinculada com
a natureza e possuia as mesmas qualidades maternais e protetoras. Giambutas e Eisler afirmam
que a Deusa é um símbolo da PLENITUDE, DA BENEVOLÊNCIA E A FECUNDADIDADE DA NATUREZA. Desse modo, a noção de espírito-força não havia caído em completo esquecimento
entre os Egípcios, para quem 'akh' se referia a alma universal, enquanto 'ba' era a força animadora que emanava da primeira e penetrava a natureza. Na Grécia, houve um estágio de
religiosidade preteísta. euetheia, em que havia'uma irmandade natural, uma consaguinuidade
que irmanava o ser humano com plantas e animais'.
Mais ou menos, 2.000 aC., todas as deidades importantes eram masculinas e o espírito-força só sobreviveu COMO UM CONCEITO ESOTÉRICO".
Baring e Casford"na idade de 'bronze'( há 4.000), a Deusa mãe passa a um segundo plano
e os deuses masculinos começam a dominar o cenário".
"Deus assumiu, a frente diante dos espíritos, o papel de conquistar e dominar a natureza".
ESSA MUDANÇA É MOTIVADA PELO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA EGÓICA.
A consciência egóica é a "couraça muscular do caráter", noção reichiana, que descreve um modo
de ser, atuar, perceber...dá uma noção ampliada de AÇÃO...ego tem um sentido mais reificado, substancializado, de entidade....corporifica o ego...
O Monoteísmo é resultado do mesmo movimento. A primeira religião monoteísta do mundo foi
fundada, no séc. XIV a.C., pelo faraó egípcio Akenatón, esse faraó proclamou a Atón, o Deus Sol,
como único Deus e declarou absoletos todos outros deuses.
Há indícios, de que Moisés, que viveu no Egito na mesma época, como filho adotivo de uma
familia nobre(Moisés é um nome egípcio), levou consigo ao deserto o conceito de Deus.
Tese de S. Freud em "Moisés e o monoteísmo", acho que seu último livro. Freud era foda!
Assim, pois, é muito possível que a religião Judaica-que, posterirmente deu lugar ao cristianismo
e ao Islam-teve esse começo.
Essa 3 religiões-e sobretudo, as 2 últimas-chegaram a dominar completamente os povos de descendência Saharasiáticos. Até 1.000 de nossa era, sómente os Hindus e o extremo oriental do
mundo Sarahasiático, isto é, China, Coréia e Japão, se mantém á margem dessas 3 religiões, o
mesmo Deus de Abraão, de Moisés, da Igreja Cristã e do Islam, são gêmeos univitelinos.
A cara de um é o cú do outro.
Jesus é uma floração raríssima...donde surgiu esse broto, esse "brother"nos desertos Sarahasiáticos? Ele é uma resposta do que é uma autentica religião. Não escapou de Pasolini
e nem de Glauber Rocha no espetacular: "A idade da Terra", Glauber andou tomando ácido,
e falou para o cafajeste Jesse Valadão, tu vai botar esse papelzinho na boca, para experimentar
Jesus do povo brasileiro, Valadão parece a principio perdidão, depois encarna o filho do Homem...É necessário cair a máscara do cafajeste, um brasileiro malandro, desses vira-latas, para re-nascer para o espírito-força...O Amor que dissolve a couraça Sarahasiática...
6.000 anos de história se dissolvendo feito picolé ao Sol...
Sara-vá Glauber Rocha!
Deixemos deus, por aqui, desde agora escrevo com minúscula, essa ficção que assombra a humanidade nas 3 últimas 'yugas'(idades da terra), atualmente estamos na idade de FERRO,
como bem aparece no filme o Senhor dos Anéis.
Agora digo: A-deus...
Para Mati, que tanto me escuta, como A-teu...
Comentários