A luz da antiga China concentra-se em 2 focus:
Confúcio e Lao Tzu.
Foram contemporaneos e há relato de encontros
diálogos entre eles.
Confúcio estava mais preocupado com a vida social,
ele viveu a realidade histórica, por isso esta bem
inserido em seu contexto.
"OS ANACLETOS", de Confúcio, estão repletos de referências
e apreciações sobre as personalidades da época e da história.
Lao Tzu em seu livrinhho, não há citação de um nome histórico,
tampouco se preocupa com seu momento histórico.
O Tao Te King exerceu grande influência em autores como Chuang
Tzu, Lie Tzu e seu livro"O livro do Vazio Perfeito", traduções
em Portugues...nas artes...na espiritualidade...no modo de vida
do povo Chinês...Tai Chi Chuan...medicina...arte erótica...e
atualmente até na psicoterapia ocidental como no livro de Ron Kurtz,
Reichiano que criou a escola Hakomi, conecta Reich com o Taoismo:"Revelações da graça", quem conhece, Sat certamente, é o autor do "Corpo Revela", junto com Hector Prestera, escrito nos anos 60, um clássico até hoje da psicoterapia corporal.
O Taoísmo, especialmente na filosofia de Chuang Tzu, zomba constantemente da solenidade confuciana, da seriedade com que ela supõe que o direito e o torto possam ser definidos e a sociedade posta permanentemente em ordem.
Chuang Tzu relata a seguinte entrevista(apócrifa)entre Lao Tzu e Confúcio:
Confúcio começou a expor as doutrinas dos doze cânones a fim de convencer a Lao Tzu.
-"Isso tudo é bobagem interrompeu Lao Tzu-Diga-me quais são seus critérios."
-"Caridade"-respondeu Confúcio- e deveres para com os semelhantes...
-"Diga-me em que consistem caridade e deveres com seus semelhantes- pediu Lao Tzu.
-"Consistem- respondeu Confúcio- na capacidade de se alegrar ccom todas as coisas;
no amor universal com o elemento do ser. São essas as características de caridade e deveres para com os semelhantes.
-"Que absurdo!-exclamou Lao Tzu - O amor universal não se contradiz? A eliminação do ser não é uma manifestação positiva do ser? Para não fazer o império perder sua fonte de nutrição- aí está o universo, sua regularidade é incessante; aí estão o sol e a lua, seu brilho é incessante; aí estão as estrelas. seus agrupamentos nunca mudam; os pássaros e os animais eles formam bandos invariáveis; as árvores e arbustos, eles crescem para cima sem exceção. Seja como eles; siga o Tao e será perfeito. Por que então essas lutas vãs pela caridade e o dever para com os semelhantes, como quem bate tambor a procura de um fugitivo(que assim ouvirá e fugirá para mais longe)? Ah, senhor!Quanta confusão o senhor lançou na mente do homem!".
Confúcio e Lao Tzu.
Foram contemporaneos e há relato de encontros
diálogos entre eles.
Confúcio estava mais preocupado com a vida social,
ele viveu a realidade histórica, por isso esta bem
inserido em seu contexto.
"OS ANACLETOS", de Confúcio, estão repletos de referências
e apreciações sobre as personalidades da época e da história.
Lao Tzu em seu livrinhho, não há citação de um nome histórico,
tampouco se preocupa com seu momento histórico.
O Tao Te King exerceu grande influência em autores como Chuang
Tzu, Lie Tzu e seu livro"O livro do Vazio Perfeito", traduções
em Portugues...nas artes...na espiritualidade...no modo de vida
do povo Chinês...Tai Chi Chuan...medicina...arte erótica...e
atualmente até na psicoterapia ocidental como no livro de Ron Kurtz,
Reichiano que criou a escola Hakomi, conecta Reich com o Taoismo:"Revelações da graça", quem conhece, Sat certamente, é o autor do "Corpo Revela", junto com Hector Prestera, escrito nos anos 60, um clássico até hoje da psicoterapia corporal.
O Taoísmo, especialmente na filosofia de Chuang Tzu, zomba constantemente da solenidade confuciana, da seriedade com que ela supõe que o direito e o torto possam ser definidos e a sociedade posta permanentemente em ordem.
Chuang Tzu relata a seguinte entrevista(apócrifa)entre Lao Tzu e Confúcio:
Confúcio começou a expor as doutrinas dos doze cânones a fim de convencer a Lao Tzu.
-"Isso tudo é bobagem interrompeu Lao Tzu-Diga-me quais são seus critérios."
-"Caridade"-respondeu Confúcio- e deveres para com os semelhantes...
-"Diga-me em que consistem caridade e deveres com seus semelhantes- pediu Lao Tzu.
-"Consistem- respondeu Confúcio- na capacidade de se alegrar ccom todas as coisas;
no amor universal com o elemento do ser. São essas as características de caridade e deveres para com os semelhantes.
-"Que absurdo!-exclamou Lao Tzu - O amor universal não se contradiz? A eliminação do ser não é uma manifestação positiva do ser? Para não fazer o império perder sua fonte de nutrição- aí está o universo, sua regularidade é incessante; aí estão o sol e a lua, seu brilho é incessante; aí estão as estrelas. seus agrupamentos nunca mudam; os pássaros e os animais eles formam bandos invariáveis; as árvores e arbustos, eles crescem para cima sem exceção. Seja como eles; siga o Tao e será perfeito. Por que então essas lutas vãs pela caridade e o dever para com os semelhantes, como quem bate tambor a procura de um fugitivo(que assim ouvirá e fugirá para mais longe)? Ah, senhor!Quanta confusão o senhor lançou na mente do homem!".
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