Pular para o conteúdo principal

Uma nova humanidade?

Escuto isso, tornarmo-nos Um com a humanidade.
Huummmm...
Somos frutos de uma mesma evolução genética, temos uma organização e estrutura semelhante,
embora somos diferentes de diversas formas, gênero, raça, situação econômica, culturas diferenciadas no tempo e lugares, mutiplicidades de territórios, crenças, dogmas, religiões, visões de mundo, modos de pensar, sentir e atuar. Embora há um tronco comum que une toda a humanidade, principalmente acelerada com determinados aspectos da rêde de conexões planetárias. Também estamos vinculados há minerais, vejetais, objetos, á terra e ao cosmos. Apartir de determinadas condições, espôntaneas, de determinada compreensão, trabalho de escolas de desenvolvimento da consciência ou de psicocatalizadores esse pertencimento se torna uma experiência. Talvez em outros momentos da humanidade essa experiência era um lugar comum.
Hoje se pode chamar de uma experiência transpessoal. Desejada por algumas pessoas e outras não estão nem aí para ela. Uma reforça o ego e todos seus apegos e limites identificatórios e a outra experiência transcende os limites do ego. Essa experiência geralmente é transitória, muitos
comedores de cogumelos(psicilocibina), MMDA, LSD, conheceram, quando sua estrutura permitiu. Raramente é permanente. Em muitos casos levam os indivíduos aos hospícios.
Essa experiência torna, necessáriamente, melhores os sêres humanos? Alguns se tornaram em buscadores de iluminados, 20, 30 anos, toda a vida, com seu séquito de pessoas escolhidas.
Sentar num banquinho, posição de meditação, por 50 anos, olhando para a parede, faz de uma pessoa um ser melhor, leva á meditação? Sempre achei que treinar meditação sentada é um treinamento de banheiro, ralaxar o cú, regularizar os intestinos, deixar a merda sair sem esforço.
Merda sempre foi associada com dinheiro, as viagens de gulliver de J. swift é um exemplo espetacular. Quando queremos xingar um ao outro, podemos dizer: "seu merda" e outro: "merda é você". Esse bôlo fecal, que produzimos espontaneamente, com tanta habilidade, esse "tesouro" como chamava mamãe, tomamos como o pior que temos. Isso compartimos com a humanidade:
todos temos cú e cagamos. Pois é, meditar sentado, relaxar o cú, pode ser uma forma de lidar com o capital de merda que possuímos e tanto gostamos, tanto nos faz "eu" mesmo.
A questão da unidade da humanidade, ainda não deixou de ser política, ou ficaremos "espiritualizados" abraçando cada miserável que vemos na rua?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Swami Deva Prashanto

Prashantinho, Prata da casa de Osho, hoje perto dos 80 anos, Costumava dizer que tinha mesma idade do seu Mestre! Nunca lhe vi vacilar como díscipulo Desde que Rajneesh no final dos anos 70 botou seu dedo na sua testa Levanta o dedo E conta: "Porra, a mente Parou!" Aron Abend, Judeu carioca, tornou-se Sw.Deva Prashanto, até os dias de hoje. É um dos mais fiéis díscipulos de Osho que já vi! Em 81, fiz meu primeiro Workshop, com a turma do Rajneesh, "Retornando á Fonte"! Diz ele que pirei no grupo: Aqueles abraços, olho no olho, medições dinâmica, Kundalini, Giberish, bioenergética, Rebirth, as mulheres me tocando em todo corpo, gritava, pulava, chorava de Alegria e ele não sabia que fazer com esse novo maluco-beleza, me botou, no meio do grupo diante de uma foto de Rajneesh! Retornei á Fonte! Lágrimas nos olhos, agora, que estou lembrando disso... Profunda Gratidão, Prashantinho, você foi a porta do Mestre!

Segundo príncipio: Determinismo estrutural

Esse vem de Humberto Maturana, na seu linguajeio científico, chama Determinismo estrutural. A estrutura de um ser ser vivo esta sempre em mudanças permanentes, numa deriva de acoplamento estrutural com o ambiente, onde se produzem mudanças tanto no ser vivo como no ambiente, em suas interações recorrentes. O QUE ACONTECE COM UM SER VIVO DEPENDE DA ESTRUTURA DO SER VIVO. O que vem do mundo não especifica o que acontece com o ser vivo, apenas DISPARA um processo, mas não define o que vai vai acontecer. Eu escrevo aqui agora e se alguém ler, entende o que entende, segundo as determinações da sua estrutura. Se tomamos um psicotrópico, por exemplo, se esta ingerindo moléculas com determinada estrutura. Estas entram no organismo e modificam a estrutura do sistema nervoso. Se o organismo não tivesse em seu interior receptores para a substância que se consumiu, nãp pssaria nada, absolutamente nada,. Dessa forma se DISPARA uma mudança no interior do organismo, mas não podemos dizer, que m...

Alexander Lowen e Reich

Alexander Lowen, aluno de Reich nos anos 40, no livro "Corpo e Depressão", faz uma citação de Carl Gustav Jung: "Se pudermos nos reconciliar com a misteriosa verdade de que o espírito é o corpo vivo visto de dentro e que o corpo é a manifestação externa do espírito vivo, os dois sendo, na realidade, apenas um, então podemos entender por que a tentativa de transcender o nível presente de consciência deve ser atribuída ao corpo. Também podemos ver que a crença no corpo não pode tolerar uma pespectiva que negue o corpo".