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Dogen: tempo e movimento

Curiosa essa postagem sôbre o filme de Dogen, sincronicidade.
dia 2 de abril, andava na praia com Mati e comentei sôbre Dogen,
quem consolidou a tradição do Zen no Japão.
Li uma citaçao dele há mais de 20 anos, que nunca esqueci:
A relatividade do tempo e movimento é um dos principais temas
do "Shobogenzo" de Dogen, ele escreve:
"Se observarmos a costa enquanto viajamos de barco,
sentimos que a costa se move. Mas se olhamos para junto do própio barco,
sentimos que a costa se move. Quando olhamos o universo em confusão de
corpo e mente, temos muitas vezes a impressão enganadora de que nossa
mente é constante. Mas se realmente praticamos(zen) e voltamos a nós própios,
apercebemo-nos do nosso erro.
Qando a lenha se torna cinzas, nunca volta a ser lenha.
Mas não devemos pensar que o que agora é cinzas foi anteriormente lenha.
O que devemos compreender é que, de acordo com a doutrina do budismo,
a lenha se mantém na posição de lenha...Há fases anteriores e posteriores,
mas essas fases são claramente distintas.
O mesmo sucede com a vida e a morte. Por isso dizemos no Budismo que
o não-nascido é também o Não-mortatempo e rel. A vida é uma posição de tempo.
Amorte é uma posição de tempo. Elas são como o inverno e a primavera,
e no Budismo não consideramos que inverno se torna primavera, ou que
a primavera se torna inverno".
Sec. XIII, Dogen, depois de muitas viagens a China, se tornou um patriarca
do Zen no Japão. Enfatizou muito a prática do zazen. Deshimaro, da linhagem
de Dogen, levou o Budismo para a Europa, se estabeleceu na França, deixou
muitos díscipulos. Se compara com Bodhidharma que levou o Zen da India
para a China.
Temos um livro de Dogen em português: "A lua numa gota de orvalho"
'Escritos do mestre Dogen', ed. Siciliano.

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