Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de maio, 2009

Corpo, emocoes e linguagem

Este título acima é da palestra dada pelo amigo Manoel Brandao na disciplina por mim oferecida no EGC/UFSC.  Vejam o vídeo e a apresentaçao .

Jaya Bhagavan - Krishna Das

Conselho de pai (1)

por Manoel Brandao Gurdjieff, relata em encontro com homens Notáveis: Para ele, seu pai, de origem Grega, era um homem sábio, um dos homens notáveis que entraram em sua vida, e que ele respeitava. Seu pai estava morrendo e conhecia o temperamento do filho, a força de um caráter luxurioso e revanchista e aproveitando a oportunidade, chama o filho e lhe dá um conselho: -Filho querido, escuta as últimas palavras desse moribundo para você, quando alguém disser ou fizer algo que lhe desgoste, maltrate, incomode, mesmo que lhe pareça injusto ( injustiça é um ponto crítico de um eneatipo 8), espere 24 hs, pense, reflita, não reaga, stop!, espere...e então faça o que lhe pareça correto...asssim esse conselho temperou o temperamento de G.

A onisciencia como potencial

Texto retirado de HUXLEY. Portas da percepcao. p. 10. A função do cérebro e do sistema nervoso é, principalmente, eliminativa e não produtiva. Cada um de nós é capaz de lembrar-se, a qualquer momento, de tudo o que já ocorreu conosco, bem como de se aperceber de tudo o que está acontecendo em qualquer parte do universo. A função do cérebro e do sistema nervoso é proteger-nos, impedindo que sejamos esmagados e confundidos por essa massa de conhecimentos, na sua maioria inúteis e sem importância, eliminando muita coisa que, de outro modo, deveríamos perceber ou recordar constantemente, e deixando passar apenas aquelas poucas sensações selecionadas que, provavelmente, terao utilidade na prática (C D BROAD). De acordo com tal teoria, cada um de nós possui, em potencial, a Onisciência. Mas, posto que somos animais, o que mais nos preocupa é viver a todo o custo. Para tormar possível a sobrevivência biológica, a torrente da onisciencia tem de passar pelo estrangulamento da valvula r