Pular para o conteúdo principal

Desequilíbrio sobressaindo do equilíbrio

Shunryu Suzuki (Japão, 1904 ~ EUA, 1971):
Viver no reino da natureza Buda significa morrer como um ser pequeno, um momento depois do outro. Quando perdemos nosso equilíbrio, morremos, mas ao mesmo tempo também nos desenvolvemos, crescemos.
O que quer que vejamos está mudando, perdendo seu equilíbrio. O motivo porque todas as coisas parecem bonitas é porque cada uma está fora do equilíbrio, mas ao fundo, o segundo plano está sempre em harmonia perfeita. É assim que cada coisa existe no reino da natureza Buda, perdendo seu equilíbrio contra um fundo de equilíbrio perfeito.
Então, se você ver as coisas sem compreender o fundo da natureza Buda, tudo parece estar na forma de sofrimento. Mas se compreender o pano de fundo da existência, você compreende que o próprio sofrimento é como vivemos, e como traçamos nossa vida. Então, no Zen, às vezes enfatizamos o desequilíbrio e a desordem da vida.
“Zen Mind, Begginer’s Mind”, loc. 285

Comentários

José Elias disse…
Sr. Aires,

Do texto acima, não compreendi esta parte:"Mas se compreender o pano de fundo da existência, você compreende que o próprio sofrimento é como vivemos, e como traçamos nossa vida. Então, no Zen, às vezes enfatizamos o desequilíbrio e a desordem da vida."

José Elias
ajr disse…
Essa enfaze no desiquilibrio é um metodo, um meio habilidoso para poder enxergar o verdadeiro equilibrio do pano de fundo. Afinal, samsara e nirvana sao a mesma coisa. Ver na desordem a ordem, ao invés de focar apenas a ultima. A coisa é paradoxal mesmo, como a propria vida o é. Somos nós, que com nossa visao estruturadora temos olhos apenas para a ordem. Nesse sentido, o Zen aponta para o desequilibrio ...

Postagens mais visitadas deste blog

Chegando o Natal e o Ano Novo, adorei ver este video http://www.youtube.com/watch?v=2nIFiejc-Mo A Vida com toda sua força e sua graça. Feliz Nascimento Feliz Renascimento Marcelo.